Notícias

< ANTERIOR SEGUINTE >

Fórum da Inovação- Análise

ACIP - Ilha do Pico - Fórum da Inovação- Análise

Na passada sexta-feira, dia 29 de Março, a ACIP recebeu nas suas instalações o Fórum da Inovação; iniciativa liderada pelo Dr. Arnaldo Machado, (Presidente do Conselho de Administração da NONAGON) e pelo Governo Regional, no âmbito do planeamento para a Agenda de Inovação. A sessão contou com a presença do Dr. Arnaldo Machado, Dr.ª Mónica de La Cerda (Direção Regional da Ciência e Tecnologia), em representação do Engenheiro Bruno Pacheco, que por motivos de força maior, não pôde estar presente, e Rui Veríssimo, como convidado.
A Agenda para a Inovação é um documento, que visa acima de tudo ser estrutural e impulsionador no que respeita à relação entre centros de conhecimento e a realidade empresarial na região. Para além disto a NONAGON tem como objetivo passar, nestas sessões, valores fundamentais na sua perspectiva para que no futuro se possa gerar mais valor e riqueza na nossa região; valorizar o capital humano, tecnológico, social e empresarial, sustentados no conhecimento, tecnologia e inovação e ainda colocar a inovação no centro da competitividade empresarial, são aspectos, que o Dr. Arnaldo Machado considera de elevada importância para as empresas na actualidade, especialmente a vertente tecnológica, atendendo que as redes sociais, por exemplo, ocupam um lugar primordial no que respeita à promoção e divulgação de atividade/ ação desenvolvidas pelas empresas.
A representante da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, Dr.ª Mónica, salientou também a importância da temática em causa, e numa apresentação clara e concisa, explicou quais os incentivos que a Região apresenta às empresas, de modo a que estas se sintam aliciadas a entrarem neste “maré” de inovação. Estes Incentivos à Qualidade e Inovação nos Açores, estão inseridos no programa SIDER- Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores. O programa de Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial- Qualidade e Inovação subdivide-se em 13 eixos prioritários, visando, entre muitos objetivos, aumentar a produção cientifica de qualidade orientada para a especialização inteligente, promover o empreendedorismo qualificado e criativo, enquanto potencial de inovação e regeneração dos tecidos económicos sectoriais e regionais, reforço do conhecimento dos riscos e consequente capacidade de adptação às alterações climatéricas, entre outros.
Nesta sessão ficou ainda bem clara a importância que a internet assumiu no ramo empresarial, e a sua direta ligação com o tema da Inovação. Prova desta mesma ligação, foi o convidado, Rui Veríssimo, dono e CEO da empresa Lavaimagem, que teve a oportunidade de descrever um pouco do seu background como empresário, e qual a sua opinião no que respeita à temática da Inovação e o impacto da mesma no desenvolvimento e manutenção da sua empresa.
Nos dias que correm, a inovação é uma matéria fundamental para a competitividade e desenvolvimento empresarial, e podemos afirmá-lo, ao auferir que a maioria do crescimento da produtividade e do tecido empresarial advém da implementação de melhores níveis de inovação, quer seja nos produtos, quer seja nos métodos de trabalho desenvolvidos!
Esta iniciativa, tem como principal objetivo sensibilizar os empresários açorianos a entrarem nesta “onda” de inovação e a perceberem que mesma poderá estar associada ao sucesso futuro das suas empresas.

2019-04-03 18:16:34, por ACIP

 

 

292 622 395

F: 292 622 207
E: geral@picoacip.pt
Rua Carlos Dabney Nº 12A
9950-327 Madalena, Pico Açores
Receba novidades, notícias, legislação, promoções, convites, etc.

Newsletter